5 cuidados básicos na hora de contratar um Advogado ou Advogada

Pode parecer uma pergunta boba, ou comum, mas não se engane, NÃO É.
O ato de contratar um Advogado é uma das etapas mais importantes pra quem necessita de uma defesa, ou mesmo de auxílio na luta por um direito negado.
Além disso, é muito comum que a necessidade surja em momentos nos quais a pessoa jamais esperaria precisar de um Advogado.
Aqui, vou abordar, 5 questões importantíssimas que demandam atenção da pessoa que vai contratar um Advogado, e que não devem ser negligenciadas, evitando que de uma solução a contratação se torne um pesadelo.
1) VERIFIQUE A ESPECIALIDADE
É muito importante buscar a especialidade adequada ao seu caso. Se é um problema criminal, jamais procure um Advogado que seja de outra área, ou mesmo que atue em tudo. é impossível atuar em todas as áreas.
Se puder especificar ainda mais, como um Advogado Criminalista que atua especialmente em Júri, ou mesmo em casos de Violência Doméstica, por exemplo, melhor ainda.
Quanto mais especialista for o profissional, espera-se a melhor defesa para o seu caso.
O mesmo se aplica a outras demandas como trabalhista, divórcio, pensão alimentícia, aposentadoria, etc.
Afinal, se a pessoa precisa de um cardiologista, faz sentido procurar um ortopedista? Ou você aceitaria um piloto de avião sem experiência de pilotagem naquela aeronave que vai te levar?
Pode-se pesquisar por sites como o JUSBRASIL ou mesmo ESCAVADOR para verificar processos daquele profissional, verificando se a área de atuação é realmente a que é anunciada.
2) SAIBA QUEM É O ADVOGADO
Infelizmente os golpes são muitos, e muitas vezes utilizam quem se apresenta como Advogado não o é.
Uma forma de verificar é primeiro consulta o Cadastro Nacional de Advogados, pelo site https://cna.oab.org.br/
Basta procurar pelo nome, nº da OAB, Seccional (Estado), etc., para verificar se aquele Advogado existe.
Nos sites da OAB do seu Estado também existem cadastros regionais dos Advogados, onde é possível verificar se estão ATIVOS, e até mesmo a especialidade cadastrada.
Se puder obter indicações é sempre bom, mas se for procurar diretamente, verifique se o profissional tem site, blog, redes sociais, pesquise tudo que puder.
Busque no Google o nome do profissional, para fazer uma pesquisa ampla.
Aqui, o mais é pouco, seja exagerado, afinal é seu direito que está em jogo.
3) TENHA REFERÊNCIAS DO ADVOGADO
A indicação de um Advogado já é uma economia de esforço, mas não garante total satisfação dos seus objetivos.
Portanto, busque o maior número de referências do Advogado que está contratando. Vale as pesquisas acima, e também de pessoas que já tenham tratado com ele.
Saibam o que dizem daquele profissional, de como trata sua nobre função de defesa dos direitos alheios.
4) CUIDADO COM PROMESSAS
Aqui vale o ditado “quando o milagre é demais, o santo desconfia”.
Infelizmente alguns Advogados buscam o fechamento de contrato a todo custo, fazendo promessas impossíveis de cumprir.
Na minha área, Criminal, isso é comum com a promessa de que o cliente será solto ou absolvido facilmente, mesmo que o caso concreto indique exatamente o contrário.
Se o seu objetivo é contratar um profissional ético, transparente e competente, desconfie de promessas milagrosas. Na dúvida sempre busque uma segunda ou terceira opinião.
5) CUIDADO COM PREÇOS MUITO ABAIXO DA MÉDIA
A atividade do Advogado é muito pesada, com uma carga de responsabilidade muito grande, pelo menos para os profissionais de excelência. Afinal lidamos com direitos de outras pessoas, e no caso do Criminal, lidamos com o segundo bem mais importante, a LIBERDADE.
Então tome cuidado com preços muito irrisórios, sem um motivo justo e nobre para tal.
Existem Advogados que atuam em alguns processos, ou momentos, de forma pro bono (ou seja, gratuita), mas não com valor muito abaixo do que se cobra na média.
Em suma, ou se faz de graça, ou se cobra o valor justo e correto.
Se você entrega o seu direito, ou de alguém que depende de você, a um Advogado que cobra muito pouco, apenas para fechar o contrato, há um enorme risco de que o estrago seja muito grande, e na maioria das vezes irrecuperável, resultando em uma condenação, às vezes, injusta.
É claro que a condição do contratante deve ser analisada, mas valorize o Advogado que está contratando, e evite pechinchas que custam muitas vezes um mandado de prisão inesperado.
Sempre digo, que na impossibilidade de contratar um excelente Advogado em razão dos honorários, deixe o processo com a Defensoria Pública.
NÃO CONTRATE ADVOGADO BARATEIRO. O barato costuma sair muito caro, seja no Direito Criminal, seja em outros ramos do direito.
6) OUTROS CUIDADOS
Quando decidir pela contratação, esteja atento ao contrato. Leia-o inteiramente, e saiba o que está incluso, e o que não está.
Veja também como será o relacionamento, momentos para tirar dúvida, reuniões, etc. saiba tudo sobre a condução do trabalho.
Evite transtornos, ou aquela sensação de que o Advogado ou Advogado sumiram.
Espero ter ajudado, e estou à disposição para quaisquer dúvidas ou auxílio na busca por profissionais de qualidade.
(CONTATO)